Por que fazer a cirurgia bariátrica?

Por que fazer a cirurgia bariátrica?

Conhecida também como cirurgia da obesidade e cirurgia de redução do estômago, a cirurgia bariátrica é indicada quando a obesidade já chegou a um nível crítico e as outras modalidades de tratamento não causam efeito. Sendo assim, é necessário uma intervenção médica. É recomendada, principalmente para pacientes com o índice de massa corporal superior a 40.

 

Ao diminuir a cavidade estomacal, o corpo absorve menos alimentos, alterando o metabolismo, e assim, fazendo com que a pessoa perca peso de maneira mais rápida e eficaz. Esse tipo de cirurgia está ficando cada vez mais famosa, por mostrar resultados satisfatórios em questão de meses.

 

Os riscos são maiores em uma cirurgia desse tipo?

Atualmente, a bariátrica é reconhecida como a forma mais eficaz de tratar obesidade mórbida. Tem os mesmos riscos que qualquer outro tipo de cirurgia e pode ter complicações, como sangramento ou trombose. Ou seja, esses problemas não são necessariamente relacionados à técnica, explicam especialistas.

 

Cirurgia como tratamento

A cirurgia bariátrica não tem objetivo meramente estético. Seu intuito é o de reduzir a mortalidade e a morbidade (aparecimento ou agravamento de doenças associadas) numa população específica. A cirurgia se justifica quando, estatisticamente, seus riscos são menores do que os causados pela obesidade. Estes riscos variam de acordo com cada indivíduo, com o grau de obesidade e com as doenças associadas.

 

Saúde em equilíbrio

A transformação é extremamente positiva com relação à saúde. O peso eliminado afasta o risco de diversas doenças como a hipertensão arterial, diretamente ligada à obesidade, já que quanto maior o IMC (índice de massa corpórea) mais difícil é controlar a pressão.

 

Emocional

A obesidade muitas vezes vem acompanhada de problemas psicológicos e emocionais. Baixa autoestima facilita a possibilidade de desenvolvimento de depressão e ansiedade. Com a perda de peso, o paciente sente-se mais saudável, recupera o amor por si e restaura o equilíbrio emocional. Torna-se uma pessoa mais feliz.

 

Osteoartrose diminuída (quadril e joelhos)

A osteoartrose um problema médico causado pelo desgaste nas articulações e causa dor ao paciente quando ele se movimenta. Quando a obesidade é mórbida, o problema atinge a região dos joelhos e quadris causando dores que, às vezes, impedem o paciente de se locomover. Com a cirurgia e consequentemente a redução de peso, a pressão sobre os joelhos diminui, proporcionando a redução da dor.

dimbarre

Deixe uma resposta