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5 alimentos que vão ajudar a controlar seu refluxo

5 alimentos que vão ajudar a controlar seu refluxo

Se você é como os meus pacientes que sofrem de refluxo, e após uma refeição pesada sente que a comida “conversa” com você por um tempo, esse post é uma mão no seu cardápio!

Caso a situação descrita seja recorrente no seu dia a dia, pode ser que você sofra com um problema chamado refluxo gastroesofágico.

Suas causas provêm principalmente da alimentação: se você exagera na quantidade de comida ingerida, não mastiga direito, ou aquilo que você consome tem baixo ganho alimentar.

Tudo isso resulta em um tremendo desconforto na parte superior do abdômen, e dá aquela sensação de queimação no peito. Mas você sabia que é possível aliviar essas dores mudando primeiramente aquilo que você põe no prato?

A seguir 5 alimentos aliados no controle do refluxo gastroesofágico:

Mamão

O mamão é uma fruta rica em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína. Isso quer dizer que ele possui fitoquímicos que auxiliam, e muito, na digestão de proteínas, resultando em uma diminuição significativa do refluxo.

Recomenda-se consumir uma fatia após as refeições, como sobremesa.

Batata-doce

De maneira geral, legumes e verduras são muito eficazes no controle da quantidade de ácido gástrico no estômago, por conta da ausência de gordura e açúcar em suas composições.

Praticamente todas as variedades são ótimas indicações, mas a batata-doce, folhas para saladas, cenoura, abóbora, feijão-verde e erva-doce são perfeitos para essas situações.

Elas conseguem “acalmar” o estômago, gerando uma enorme diminuição de seus níveis de acidez.

Aveia

Também um alimento muito nutritivo, e que reduz consideravelmente os sintomas do refluxo, a aveia é outra ótima opção.

Além de neutralizar a acidez do estômago, é excelente fonte de fibras que auxiliam na digestão e diminui as chances da doença se desenvolver.

Gengibre

Considerado um grande fitoterápico digestivo, colocando o gengibre na sua rotina você melhora o funcionamento intestinal. Além disso, tem um efeito benéfico sobre as enzimas que quebram proteínas e gorduras.

Dessa forma, você acaba facilitando a digestão, diminuindo drasticamente os efeitos do refluxo.

Cominho

Muito utilizado para temperar refeições, o cominho além de antioxidante, antimicrobiano, conta com o timol na sua composição.

O timol é um fitoquímico estimulante, fazendo com que o organismo secrete mais enzimas, como ácidos e bílis, promovendo uma boa digestão.

Fora isso, ele possui óleos essenciais, sódio e magnésio, eficientes barreiras contra o refluxo.

Uma transformação nos hábitos alimentares é mais do que necessário para se tratar os sintomas do refluxo. Além de evitar o excesso de ingestão de alimentos gordurosos, frituras e frutas ácidas, por exemplo.

Se você já faz uso de alguma dessas dicas, compartilhe nos comentários a sua experiência!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

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