fbpx

A gastroplastia endoscópica substitui a cirurgia bariátrica?

A gastroplastia endoscópica substitui a cirurgia bariátrica?

Quando falamos de obesidade, nos referimos a uma doença incurável e silenciosamente fatal ao indivíduo.

Atualmente, temos acesso a diversos métodos para controle da obesidade e de outras patologias associadas, entre elas a principal continua sendo a cirurgia bariátrica e suas diferentes técnicas de aplicação.

Contudo, com o passar dos últimos anos também vem surgindo uma nova alternativa para o tratamento da obesidade, a gastroplastia endoscópica. Diferente da bariátrica, a gastroplastia realiza suturas no corpo e antro do estômago, em outras palavras, costura o órgão de maneira a reduzir seu volume.

Em casos de obesos mórbidos, ou seja, com IMC acima de 40 kg/m², a bariátrica continua sendo a melhor forma de tratamento e restabelecimento da saúde desses indivíduos, mediante a necessidade de uma redução mais acentuada de sua massa corporal.

A gastroplastia endoscópica substitui a cirurgia bariátrica?

A gastroplastia endoscópica é recomendada para pacientes com IMC acima de 30, até 35 kg/m², podendo levar a uma perda de peso de até 25%.

Não existe procedimento melhor que outro. Só não é correto realizar uma comparação direta entre as duas abordagens. Em alguns casos, por exemplo, a gastroplastia endoscópica pode ser utilizada em preparação para outra operação, como a bariátrica.

Portanto, não confunda: gastroplastia endoscópica não é uma alternativa de cirurgia bariátrica, e sim uma alternativa ao tratamento da obesidade!

Você já havia ouvido falar desse procedimento?

Veja também

As Complicações da Hipertensão

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário