fbpx

Cirurgia Bariátrica, para quem NÃO é recomendado?

Cirurgia Bariátrica, para quem NÃO é recomendado?
“Cirurgia Bariátrica, para quem NÃO é recomendado?”

Você já viu por aqui as inúmeras indicações e fatores essenciais que elencam um paciente a cirurgia bariátrica, e que o fato de optarmos por ela significa que nenhum outro tratamento anterior foi o suficiente para redimir a ação da obesidade sobre o organismo do indivíduo.

Algo que levamos primeiramente em consideração para elegermos um quadro para a cirurgia bariátrica é o Índice de Massa Corporal, em que dividimos da seguinte maneira:

São elegíveis a bariátrica aqueles que:

Possuam IMC igual ou superior a 40 kg/m², sem perda de peso com acompanhamento médico e nutricional comprovado ao longo de 2 anos;

• Possuam IMC igual ou superior a 35 kg/m² com a presença de doenças associadas à obesidade, como doenças cardiovasculares, diabetes descontrolada, colesterol alto e hipertensão;

Além do IMC, outras condições são levadas em consideração, fora uma extensa bateria de exames e acompanhamentos até de fato levar o paciente ao centro cirúrgico. Vale lembrar que a bariátrica pode ser feita a partir de 16 anos e não tem limite de idade superior.

Porém, algo que permeia a maior parte das dúvidas das pessoas, que geralmente vem acompanhada de “quem pode fazer a bariátrica?” é a de quem não pode.

Com isso em mente, separei alguns requisitos excludentes para a realização da cirurgia de redução de peso, entre eles estão:

• Presença de transtornos psiquiátricos não controlados, incluindo compulsão pelo uso de drogas e bebidas alcoólicas;

• Quadro não controlado de compulsão alimentar;

• Quadros gravíssimos e descompensados de doenças cardíacas e pulmonares;

• Pacientes que apresentam hipertensão portal com varizes esofágicas;

• Presença de doenças inflamatórias do trato digestivo alto somente são excludentes se afetarem os órgãos a serem operados. No caso de doenças inflamatórias intestinais, muitas vezes o sleeve pode ser uma boa opção.

• Ausência de uma rede de apoio familiar presente em todas as etapas do tratamento;

A cirurgia bariátrica é um procedimento complexo e que leva a transformações drásticas no dia a dia do paciente que sofre de obesidade. Portanto, discuta todos os pontos com o seu médico cirurgião, para assim obter o caminho mais seguro e eficaz para restabelecer a sua qualidade de vida.

Deixe nos comentários se você não pode realizar a bariátrica e teve de optar por outra alternativa terapêutica!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

Veja também

As Complicações da Hipertensão

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe uma resposta