fbpx

Cirurgia Metabólica: Como é o Pós-operatório?

Cirurgia Metabólica: Como é o Pós-operatório?

No pós-operatório de Cirurgia Metabólica existe uma série de cuidados e orientações da Equipe Multiprofissional que devem ser adotados pelo paciente à fim de prevenir complicações e garantir uma recuperação saudável.

A Recuperação da Cirurgia Metabólica

Seu cirurgião metabólico deverá dar instruções claras acerca do tempo de recuperação do procedimento, embora muitos pacientes retornem ao trabalho em cerca de duas semanas.

Nesse período, contudo, o nível de energia do paciente pode ficar baixo poderá ser preciso trabalhar apenas dia sim, dia não, ou fazer meio expediente durante a primeira semana de volta ao trabalho.

Isso é bom, já que a maioria dos empregadores deseja que seus funcionários voltem o quanto antes, mesmo que não seja possível desempenhar todas as suas tarefas.

O Retorno ao Médico

O retorno ao médico depois da metabólica é importantíssimo, já que, é através do acompanhamento multiprofissional que o resultado da cirurgia é potencializado. Assim é possível que ocorra a remissão e a melhora das comorbidades, tais como o diabetes e a hipertensão.

O Acompanhamento Multiprofissional

Alguns dos profissionais que constituem a equipe de Cirurgia Metabólica incluem:

  • Nutricionista: A visão nutricional continua sendo fundamental para o paciente mesmo após a realização da cirurgia e sua recuperação, já que a suplementação será sempre necessária. Ademais, sua alimentação deverá estar sempre compatível com sua respectiva fase pós-operatória.
  • Psicólogo: O tratamento psicológico após a cirurgia se faz necessário para abordar questões como a autoestima e a compulsão alimentar. Portanto, o recomendado é que se torne ininterrupto.
  • Educador Físico: A prática desportiva deverá continuar ininterruptamente mesmo após atingir o peso ideal. Assim sendo, estar em contato com seu educador físico é fundamental para fazer as atividades físicas adequadas, da maneira correta.

A Importância dos Novos Hábitos

A indicação da atividade física para os pacientes de cirurgia metabólica tem o propósito de potencializar os resultados do procedimento, além de preservar ou ganhar massa muscular. Outros benefícios da prática desportiva no pós-operatório incluem a prevenção de diversas complicações e a melhora do metabolismo.

Com a restrição alimentar ocasionada pela cirurgia metabólica, a nutrição do paciente deverá ser muito mais cuidadosa. Nesse processo, nota-se a importância primordial de proteínas que influenciam diretamente na cicatrização do paciente, na manutenção da massa magra, na prevenção da queda de cabelo, etc. Por isso a importância de um nutricionista especializado!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

Veja também

As Complicações da Hipertensão
“Cirurgia Metabólica: Como é o Pós-operatório?”

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário