fbpx

Cirurgia Metabólica: Existem riscos?

Cirurgia Metabólica: Existem riscos?

Os riscos da cirurgia metabólica existem, mas estão muito mais relacionados ao fato de que cirurgias envolvem possíveis complicações, imprevistos, entre outros fatores.

Contudo, a intervenção metabólica oferece muito mais benefícios e seguranças, do que motivos para se preocupar com os riscos de sua realização.

Há mais de 50 anos sendo estudada e aplicada, a metabólica, junto à bariátrica, têm avançado lado a lado com a tecnologia mais avançada, oferecendo muito mais conforto e confiabilidade ao paciente.

Um desses avanços é a laparoscopia, que garante uma cirurgia perfeita na enorme maioria das vezes, sendo minimamente invasiva ao corpo.

Abaixo, separamos alguns fatos que reforçam a qualidade, e importância da realização da cirurgia metabólica na vida de pessoas que convivem com a diabetes do tipo 2, doença que é o principal foco dessa abordagem.

Controle e até remissão da diabetes

A diabetes do tipo 2, está inteiramente ligada à dificuldade do pâncreas em secretar a substância insulina no sangue.

Agente determinante no controle da glicose no sangue. Junto à doença, diversos outros fatores de risco podem vir acompanhados, como hipertensão arterial, obesidade, dislipidemia, histórico familiar, entre outros.

A cirurgia metabólica, se vale do mesmo procedimento da bariátrica. Porém, seu intuito é o foco no controle, e até remissão da doença no organismo do paciente.

Dessa maneira, vários pacientes que são submetidos a ela, acabam após a sua realização, até perdendo a necessidade de tratamento medicamentoso.

As chances de mortalidade por doenças cardiovasculares diminuem consideravelmente.

A cirurgia é segura?

Como já citado anteriormente, a metabólica, assim como a bariátrica, é uma técnica que está presente na sociedade médica há mais de 50 anos.

Seus avanços nas últimas décadas contribuíram para que cada vez mais credibilidade lhe fosse atribuída.

Se valendo de técnicas autorizadas, no caso o Bypass Gástrico, e a gastrectomia vertical (Sleeve), com o advento da laparoscopia, seu risco de mortalidade gira entorno de 0,05%, em pacientes de Índice de Massa Corporal (IMC) mais baixo.

É uma intervenção minimamente invasiva, precisa e objetiva na solução à raiz do problema, devolvendo muito da qualidade de vida ao paciente.

É seguro dizer também, que mesmo cirurgias, de modo geral, causarem um certo temor às pessoas, conviver com doenças crônicas e que se tornam empecilhos diretos no gozo de suas funções do dia a dia, é muito mais prejudicial e perigoso.

Sendo assim, não há razão para se temer a cirurgia metabólica, ainda mais que existe todo um acompanhamento e preparação para ela, como para qualquer outro tipo de intervenção

Por isso, converse diretamente com o seu médico cirurgião, questione todos os pontos que você sente mais inseguro antes de tomar essa decisão transformadora.

E, se você já realizou uma metabólica, deixe nos COMENTÁRIOS como foi sua experiência, para que mais pessoas sejam conscientizadas sobre a importância dessa abordagem no controle de doenças tão perigosas!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

Veja também

As Complicações da Hipertensão
“Cirurgia Metabólica: Existem riscos?”

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário