fbpx

Como funciona a Gastroplastia Endoscópica?

Como funciona a Gastroplastia Endoscópica?
Como funciona a Gastroplastia Endoscópica?

A cirurgia bariátrica é, de fato, um dos métodos de redução de peso mais conhecidos.

Entretanto, como diversos procedimentos cirúrgicos, podem existir contraindicações que impeçam o paciente de passar por uma bariátrica, ou até mesmo ocorrer uma recusa da própria pessoa, optando por outras alternativas.

É sobre uma dessas diferentes opções cirúrgicas que este artigo se trata. Aqui irei falar sobre a Gastroplastia Endoscópica e como ela funciona.

O que é?

Como o próprio nome diz, se trata de um procedimento endoscópico que dispensa a necessidade de cortes e incisões no corpo do paciente, livrando a preocupação pós-operatória de cicatrizes aparentes.

Sendo assim, toda sua realização é feita oralmente, com a introdução de aparelhos endoscópicos específicos para essa cirurgia.

Como ela é feita?

Com o uso de anestesia geral, é introduzido um tubo flexível, muito utilizado em exame endoscópico, pela boca do paciente até o estômago.

A partir da ampla visão do órgão, o endoscopista realiza suturas na parede estomacal, de maneira a “grampeá-lo”, alterando seu formato semelhante ao de um tubo fino. Essas suturas são realizadas com um aparelho chamado Overstich.

A endossutura será realizada com fio de polipropileno, não absorvível, de modo a confeccionar uma gastroplastia irreversível, porém, mantendo a possibilidade de conversão para outro procedimento bariátrico no futuro se for necessário.

O procedimento leva em média 60 minutos e todo o acompanhamento, antes e depois, é feito em consultório mediante contato com toda uma equipe multidisciplinar formada por nutricionistas, endócrinos, cardiologistas, psicólogos, entre outras especialidades.

Como funciona a Gastroplastia Endoscópica?

Para quem é indicada?

A gastroplastia endoscópica será recomendada ao paciente que atender aos seguintes critérios:

  • Obesos mórbidos que não podem ser submetidos a outro tipo de cirurgia como a bariátrica, com a ressalva da perda de peso inferior a outros métodos;

É muito importante termos conhecimento e acesso a informações das diferentes formas de tratamentos para a redução de peso, a fim de demonstrar o quanto o leque de oportunidades de retomar o controle sobre sua saúde é extenso.

Leu até aqui? Deixe um emoji nos comentários!

Veja também

As Complicações da Hipertensão

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário