fbpx

Conheça o tratamento cirúrgico do Diabetes Tipo 2

Conheça o tratamento cirúrgico do Diabetes Tipo 2

Já imaginou se fosse possível desenvolver um controle mais efetivo da diabetes tipo 2, de maneira que até os medicamentos antidiabéticos seriam dispensados?

Pois é isso que a cirurgia metabólica, atualmente um dos principais tratamentos cirúrgicos para esses casos da doença oferece.

Uma alternativa segura e objetiva no tratamento da diabetes, e que se vale dos benefícios da cirurgia bariátrica.

Confira nesse post como ela atua no corpo do paciente, seus benefícios e quais técnicas são utilizadas.

Como funciona?

A cirurgia metabólica tem muitas semelhanças com a bariátrica, isso se dá pelo fato de que atua na região do trato digestivo modificando a anatomia do estômago.

Porém, o principal diferencial é o objetivo do procedimento, que tem como foco primordial o tratamento e controle da diabetes do tipo 2. Enquanto a bariátrica pensa primeiramente na redução do peso, ocasionando um controle de outras doenças associadas à obesidade.

Se valendo das mesmas técnicas, a cirurgia metabólica estimula a secreção de hormônios que trazem um equilíbrio da presença de açúcar no organismo, assim como os que dão a sensação de saciedade ao paciente.

É um tratamento relativamente recente, mas que tem ofertado uma ótima opção no tratamento da diabetes em casos avançados, em que somente os medicamentos não surtiram os efeitos desejados.

Quais técnicas são aplicadas?

De acordo com o CFM (Conselho Federal de Medicina), foi estipulado que prioritariamente a opção é sempre o Bypass Gástrico.

Somente em decorrência de contraindicações que a próxima opção seria a gastrectomia vertical (Sleeve).

Para quem é indicado?

Além de recomendado à pacientes com diabetes tipo 2, que não obtiveram resultados positivos por outras vias mais convencionais, existem alguns critérios a serem seguidos para a aplicação do procedimento:

  • O paciente de ter IMC entre 30 kg/m² e 35 kg/m²;
  • Idade entre 30 e 70 anos;
  • Ter menos de dez anos do diagnóstico da doença.

Compartilhe nos comentários se você já realizou uma bariátrica, e se já sente a diferença do procedimento no seu dia a dia. Dividindo sua experiência, mais pessoas que precisam de auxilio têm acesso às informações, e sentem mais seguras em tomar esse passo tão importante na recuperação de sua saúde.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

Veja também

As Complicações da Hipertensão
“Conheça o tratamento cirúrgico do Diabetes Tipo 2”

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário