fbpx

É preciso fazer suplementação de vitaminas?

É preciso fazer suplementação de vitaminas?
É preciso fazer suplementação de vitaminas?

Independente da técnica bariátrica escolhida para realizar a redução de peso, a realidade é a mesma: é necessário manter um acompanhamento constante sobre as condições do indivíduo ao longo da vida.

Isso se aplica também à necessidade de realizar uma suplementação vitamínica, que pode ser insuficiente ou se tornará insuficiente ao longo dos anos, se não houver a devida reposição. Você pode se perguntar o porquê de tanta importância nesse tópico, e a seguir explicarei mais claramente.

Por que é necessário fazer suplementação?

Ao passar por uma cirurgia bariátrica, a anatomia do sistema digestivo do indivíduo é completamente modificada, de maneira que a absorção de nutrientes essenciais para o bom funcionamento do corpo seja insuficiente ou não ocorra de maneira alguma.

A ausência desses componentes podem levar a diversos sintomas de deficiência vitamínica, como, por exemplo: como queda de cabelo, descamação da pele, diminuição de imunidade, dificuldade de cicatrização, borramento visual, cegueira noturna, fraqueza muscular, alteração do paladar, perda de massa muscular, entre outros.

Diante dessa realidade é imprescindível ter o acompanhamento do seu médico-cirurgião, bem como de toda a equipe multidisciplinar para uma avaliação completa do seu quadro, e assim chegar a prescrição de polivitamínicos para sua suplementação de nutrientes.

É preciso fazer suplementação de vitaminas?

Quais vitaminas eu devo tomar?

Polivitamínicos são suplementos que contam em sua composição combinações de vitaminas e minerais essenciais para manter as funções do nosso organismo saudáveis e em pleno equilíbrio.

Dentre os muitos compostos presentes nos polivitamínicos, destaco as vitaminas do complexo B, vitais para o funcionamento de diferentes estruturas do nosso corpo.

A carência das vitaminas do complexo pode gerar uma diversidade de sintomas no paciente desde cansaço, dores e fraqueza muscular, câimbras, formigamentos, anemia, rachaduras na língua e cantos da boca e pode evoluir para sintomas graves como perda de memória, perda de força, paralisias, confusão mental, entre outros.

É preciso fazer suplementação de vitaminas?

Cirurgias que envolvem o desvio intestinal (Bypass), podem levar a dificuldade de absorção também de cálcio e reduz a mistura de sais biliares com a gordura, prejudicando a absorção de vitaminas lipossolúveis, como a vitamina D.

Vale ressaltar que toda a suplementação é feita mediante observação completa da equipe multidisciplinar para cada caso e quadro dos pacientes. Existe também a importância de seguir as restrições e ordens médicas envolvendo as dietas adequadas, que também auxiliam na reposição dos nutrientes.

Gostou do texto? Deixe um SIM nos comentários!

Veja também

As Complicações da Hipertensão

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário