fbpx

Metabólica e Bariátrica: Por que os requisitos mudam?

Metabólica e Bariátrica: Por que os requisitos mudam?

Em dezembro de 2017, o Conselho Federal de Medicina (CFM) ampliou as regras e a indicação para a cirurgia metabólica em relação à cirurgia bariátrica. Mas por que os requisitos para cada uma das cirurgias é diferente, sendo que o procedimento é essencialmente o mesmo? Descubra a seguir:

Bariátrica x Metabólica

Para entender o porquê os requisitos são diferentes, é necessário ter em mente a finalidade de cada um dos procedimentos. Diferentemente da Bariátrica, que visa o tratamento da Obesidade, a Cirurgia Metabólica busca tratar o paciente com síndrome metabólica (hipertensão, diabetes tipo 2) que não obtém resultados significativos através do tratamento clínico tradicional (medicação e mudanças no estilo de vida).

Os Requisitos

O IMC representa um parâmetro significativo na indicação da cirurgia bariátrica. Entretanto, existem evidências de que o IMC sozinho não deve ser fator limitante para eventualmente indicar o tratamento cirúrgico para diabetes tipo 2.

Dessa forma, enquanto a cirurgia bariátrica é geralmente realizada em pacientes com índice de massa corporal (IMC) de pelo menos 40 kg/ 2 (ou ≥35 kg/m2 com comorbidades), cirurgia metabólica em pacientes com diabetes tipo 2 inclui pacientes com IMC maior que 30, com Síndrome Metabólica de difícil controle, principalmente falando-se em Diabetes.

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

Veja também

As Complicações da Hipertensão
“Metabólica e Bariátrica: Por que os requisitos mudam?”

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário