fbpx

Não tenho IMC para fazer a Cirurgia Bariátrica, e agora?

Não tenho IMC para fazer a Cirurgia Bariátrica, e agora?
Não tenho IMC para fazer a Cirurgia Bariátrica, e agora?

O IMC (Índice de Massa Corporal), é um dos principais fatores analisados para diagnosticar com maior precisão o grau de sobrepeso do paciente, bem como sua elegibilidade para a realização de uma cirurgia bariátrica.

Nos casos de obesos de graus II e III, o procedimento é recomendado por se tratarem de pacientes que já sofrem com uma diversidade de problemas decorrentes do excesso de peso. Nesse caso incluímos indivíduos que apresentem IMC entre 30 e 39,9 kg/m² (grau II) e acima de 40 kg/m² (grau III, mais grave).

Agora, o que acontece com as pessoas que não são enquadradas nesses requisitos do IMC para ser feita a cirurgia bariátrica? Se elas não podem receber os benefícios da bariátrica, como é feito o tratamento para elas? Entenda mais a seguir.

Sobrepeso

Quem apresenta IMC entre 25kg/m² e 30kg/m² caracteriza o estado de sobrepeso. Nesses casos, não é indicada a realização da cirurgia bariátrica, reservada a casos mais graves.

Mesmo não sendo considerado obeso, esse paciente ainda assim sofre com as consequências do excesso de tecido adiposo em seu organismo. Porém, sem a intervenção cirúrgica, como podemos ajudá-lo?

O primeiro passo é realizar uma reeducação alimentar, bem como hábitos saudáveis em seu dia a dia. Sendo assim, todo o acompanhamento feito junto a pacientes bariátricos, também é aplicado aqui.

Esse trabalho de reestruturação da rotina do indivíduo é primordial para trilhar um caminho para a adoção de um estilo de vida mais saudável do que a pessoa já tem, e assim evitar que seu quadro evolua para obesidade, ou obesidade mórbida.

Diante disso são realizadas dietas programadas com nutricionistas, atividades físicas de acordo com as necessidades do paciente junto a profissionais de educação física, bem como monitoramento de sua saúde com as demais especialidades (endócrino, cardiologista, etc.).

Não tenho IMC para fazer a Cirurgia Bariátrica, e agora?

Procedimentos não-invasivos

Como um auxílio para o restabelecimento da saúde do paciente com sobrepeso, é possível ainda aplicar técnicas não-invasivas para otimizar a perda de peso. É o caso do Balão Intragástrico.

Procedimento totalmente endoscópico, feito mediante anestesia geral, o especialista insere um balão no estômago do indivíduo, preenchido por um líquido azul. Quando insuflado, o balão ocupa uma determinada porção do órgão, gerando maior sensação de saciedade e diminuindo a quantidade de comida ingerida.

Junto a todos os cuidados citados anteriormente, é uma forma muito eficiente de fornecer a oportunidade de redução de peso de um jeito não-invasivo e mais prático.

Sofre com sobrepeso? Entre em contato comigo para conversarmos mais sobre o assunto!

Veja também

As Complicações da Hipertensão

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário