fbpx

Perguntas frequentes sobre Cirurgia Bariátrica

Perguntas frequentes sobre Cirurgia Bariátrica
Perguntas frequentes sobre Cirurgia Bariátrica

Procedimentos cirúrgicos normalmente levam a muitos questionamentos, pelo medo do desconhecido e dos riscos. Em cirurgia bariátrica elenquei abaixo as perguntas mais comuns:

1. Posso realizar a cirurgia bariátrica?

Para saber se você está elencado a cirurgia bariátrica, é necessário medir o seu IMC (Índice de Massa Corporal).

A regra geral é a de que pacientes com IMC acima dos 40 kg/m² podem fazer, e caso o IMC seja acima de 35kg/m², deve ser avaliado a presença de comorbidades. Se positivo, aí você estará liberado para começar o processo de tratamento bariátrico.

2. A cirurgia bariátrica é segura?

Devido aos avanços no aparato tecnológico, assim como o estudo crescente sobre a aplicação das diferentes técnicas, a bariátrica se mostra uma cirurgia cada vez mais segura e minimamente invasiva.

Alguns estudos mostram que a taxa de letalidade é de cerca de 0,2%, e esse número tende a diminuir cada vez mais.

Fica mais evidente que conviver com a doença e suas complicações é muito mais perigoso para a vida do indivíduo do que se submeter a cirurgia bariátrica.

Perguntas frequentes sobre Cirurgia Bariátrica

3. Posso voltar a engordar após realizar a cirurgia bariátrica?

Existem diferentes fatores que podem levar a um reganho de peso do paciente bariátrico, mas o mais frequente é a questão comportamental.

Caso o indivíduo se desvie das orientações e restrições impostas pela equipe multiprofissional que o acompanha, as chances de uma recidiva crescem ainda mais.

4. Vou poder comer normalmente depois de realizar a cirurgia?

Sim. A realidade é que o paciente será reeducado em relação a sua alimentação. A quantidade de comida ingerida irá diminuir, assim como a escolha do seu cardápio, que deverá se voltar para alimentos mais saudáveis e menos calóricos.

Ele não deverá parar de comer nada, a diferença está na quantidade e com o passar do tempo, com as restrições se tornando hábito, irá preferir comer alimentos mais nutritivos e saudáveis.

5. Como é a recuperação da cirurgia?

O paciente deixará o hospital entre 24 a 48 horas após a cirurgia e poderá voltar a trabalhar e realizar suas atividades após 15 dias.

Quando o paciente sair do hospital ele terá uma dieta bem controlada para realizar durante cerca de 3 meses, essa dieta terá uma progressão (iniciando com dieta líquida, passando pela pastosa e chegando na dieta sólida). Lembrando que após esses 3 meses o paciente continua recebendo sua dieta, ela só terá menos restrições.

Depois da cirurgia, fora a dieta, o paciente recebe também uma rotina de treinos físicos para ir fazendo ao longo da recuperação. Além disso, o paciente deverá fazer um acompanhamento psicológico e nutricional com nossa equipe.

Quanto mais nos informarmos e divulgarmos conteúdos seguros, mais pessoas irão se conscientizar acerca do tema!

Comente UP se chegou até aqui com a sua leitura!

Veja também

As Complicações da Hipertensão

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário