fbpx

Saiba tudo sobre o balão intragástrico!

Saiba tudo sobre o balão intragástrico!

O balão intragástrico é uma opção para quem quer emagrecer sem se submeter a uma cirurgia invasiva. É um balão colocado no estômago com o intuito de reduzir a fome e proporcionar saciedade por um período maior mesmo após pequenas refeições, fazendo com que a pessoa emagreça. Quer saber mais sobre ele? Confira!

 

Afinal, como é feito o procedimento?

O balão é feito de silicone, preenchido por líquido ou também por ar. É colocado no interior do estômago fazendo com que ocorra uma redução do “volume gástrico vazio”. Determina assim sensação de saciedade precoce e, com isso, diminuição do consumo de alimentos, facilitando o emagrecimento.

 

A colocação do Balão não envolve corte e cirurgia, já que ele é inserido através de procedimento endoscópico, e pode levar cerca de 20 a 30 minutos. O balão é inserido vazio e depois preenchido com soro fisiológico e azul de metileno. onde . É comum que haja algum desconforto nos três primeiros dias seguintes da colocação, como os efeitos colaterais de náusea, vômito, inchaço e/ou cólica, mas o paciente recebe medicação para controlá-los até que o estômago acostume-se com a presença do balão intragástrico e não haja desconforto. As medicações podem ser feitas em casa ou com o paciente internado.

 

Outra função do balão é retardar o esvaziamento gástrico, ou seja, ele diminui o tempo que a comida passa do estômago para o intestino o que faz com que o alimento fique mais tempo no órgão e proporciona a sensação de “barriga cheia”.

 

Entretanto, por seu desgaste natural, deve ser retirado no período de 6 meses a 1 ano, dependendo do balão, pois é constituído de material que pela ação das secreções digestivas pode sofrer degradação. Portanto é considerado um método temporário no tratamento da obesidade.

 

Como ele causa o emagrecimento?

o balão restringe a passagem livre de comida e água, retardando a digestão pelo estômago, trazendo uma sensação de saciedade por mais tempo. O dispositivo sozinho não provoca a perda de peso por conta própria, mas ao ocupar uma grande parte do estômago, a pessoa costuma comer menos.

Quem pode colocar um balão intragástrico?

Ele costuma ser recomendado para pessoas com o índice de massa corporal (IMC) a partir de 27. As pessoas obesas que precisam fazer cirurgia e correm alto risco também podem usar o balão. Nesses casos, o procedimento serve como um tratamento pré-operatório, para ajudar a reduzir problemas anestésicos, operatórios e clínicos. Ainda está indicado no pré-operatória de outras cirurgias, além da bariátrica, tais como cirurgias ginecológicas, plásticas, hérnias, cirurgias ortopédicas, como adjuvante no tratamento, melhorando o resultado destas outras cirurgias.

 

 

Deixe um comentário