fbpx

Você está tomando esses cuidados no pós operatório?

Você está tomando esses cuidados no pós operatório?
“Você está tomando esses cuidados no pós operatório?”

O pós-operatório da cirurgia bariátrica é um período importante, que requer uma série de cuidados no intuito de manter e reforçar os benefícios provenientes da intervenção.

É um momento muito delicado, principalmente nos primeiros meses após sair do centro cirúrgico, para o paciente.

Pensando nisso, separei alguns cuidados que devem ser tomados no pós-operatório. Confira abaixo se você está seguindo-os corretamente!

Pós-operatório logo depois da cirurgia

Não esperamos que o pós-operatório comece quando você chegar em casa, ele se inicia na sua recuperação nos instantes depois que o paciente deixa o centro cirúrgico e vai para o quarto do hospital.

Nas primeiras 12 ou 24 horas se inicia a dieta a base líquidos, no intuito de proteger as suturas, assim como é estimulado que o paciente se levante, ande, vá ao banheiro sozinho. É primordial que nesse momento as dores da cirurgia sejam remediadas através de medicamentos antes de liberá-lo.

Dieta no pós-operatório

A alimentação indicada nos primeiros 15 dias depois da bariátrica, visa a proteção e recuperação do organismo. Sendo o primeiro mês o da recuperação e os seguintes de reabilitação.

Novamente, a dieta líquida e pausada se mostra essencial para que não force as suturas realizadas durante a cirurgia. Em casa, recomenda-se ao paciente exercícios leves como caminhadas dentro ou ao redor da casa, evitando permanecer muito tempo deitado.

Novos hábitos de alimentação

No pós-operatório existe um passo a passo em relação a nova rotina alimentar do paciente. Iniciamos com a já citada dieta líquida nas primeiras 24 horas, geralmente deve-se ser consumidos 2 litros de líquido durante esse período.

Uma série de complicações são evitadas com esse procedimento como desidratação e até trombose. Após esse tempo passamos para a dieta pastosa, então para a branda para só por último abrirmos para a alimentação geral. E sempre orientando que sejam escolhidos alimentos nutritivos e saudáveis.

Fique atento aos sinais de alerta do seu corpo

Como todo tipo de cirurgia, a bariátrica, dependendo do caso, pode apresentar complicações ou reações no corpo do paciente, e é vital estar atento a qualquer alteração mais evidente.

Dentre esses fatores podemos citar dores que não melhoram mesmo depois de medicado, febre acima de 38 graus, vômito persistente, comportamento alterado apresentando confusão mental, ou sensação de apatia.

Outro ponto para prestar atenção é a presença de edemas em membros inferiores, principalmente se os inchaços tiverem a aparência assimétrica.

Reposição vitamínica

A reposição começa logo nas primeiras semanas após a bariátrica, geralmente entre 3 e 4 semanas depois da cirurgia, junto a dieta pastosa. As vitaminas mais utilizadas são as de complexo B e para mulheres adiciona-se cálcio e vitamina D.

 Ao longo do tempo, fora os cuidados citados acima, o paciente deve adquirir novos hábitos alimentares mais saudáveis, assim como adotar prática de atividades físicas regulares e nunca deixar de realizar o acompanhamento médico multidisciplinar.

Deixe nos comentários um EU se você seguiu corretamente os cuidados listados!

Quer saber mais? Estou à disposição para solucionar qualquer dúvida que você possa ter, e ficarei muito feliz em responder às suas perguntas.

Veja também

As Complicações da Hipertensão
Você está tomando esses cuidados no pós operatório?

Dr. Daniellson:

Dr. Daniellson Dimbarre é cirurgião bariátrico e possui mais de 25 anos de experiência. Graduou-se no ano de 1993 pela UFPR – Universidade Federal do Paraná -, tornando-se, posteriormente, especialista em Endoscopia.

Discípulo de Jesus, marido de uma esposa maravilhosa, pai de 2 filhas extraordinárias, filho dos valorosos Lenira e Daniel, irmão da encorajadora Denise, cirurgião, endoscopista, empreendedor, professor, apaixonado por aprender e viajar, por ajudar pessoas, por música, por ficar em casa, por filmes, por um bom livro e pelo Brasil.

O objetivo do Dr. Daniellson é impactar a vida de pessoas, levando-as, a atingir seu potencial máximo em saúde e qualidade de vida.

Agende sua consulta com o Cirurgião Bariátrico Dr. Daniellson Dimbarre

📱 (41) 9 9583-0123 | Whatsapp

✅ Água Verde
☎ (41) 3243-0082
🏡 Av. Republica Argentina 210 – Conjunto 1006. Água Verde – fones

✅ Campo Comprido
☎ (41) 3373-8688 | 32430141
🏡 Hospital INC – R. Jeremias Maciel Perretto 300, Ala C, Campo Comprido, Curitiba PR

Deixe sua consulta pré-agendada

Assuntos Relacionados:

Deixe um comentário