Minilaparoscopia

Minilaparoscopia

DR. Daniellson Dimbarre

Minilaparoscopia

O que é minilaparoscopia?

A minilaparoscopia é uma nova técnica cirúrgica minimamente invasiva que difere da consagrada cirurgia laparoscópica pela utilização de instrumentais de calibre muito menor com 2mm e 3 mm ao invés dos instrumentais de laparoscopia convencional que tem 5mm ou 10 mm habitualmente.

Quais as vantagens desta cirurgia?

Na última década, houve uma busca incessante de novas vias de acesso no intuito de se reduzir o número e/ou tamanho das incisões cirúrgica, no intuito de se tornar a já tão conhecida cirurgia dos furinhos no abdômen numa técnica ainda melhor. Daí surgiram novos equipamentos e vias de acesso como o “Single Port”, que tem sua aplicação restrita a algumas cirurgias como nas colectomias, por exemplo. No entanto, nosso grupo sempre primou por segurança e excelência técnica e dentro dos chamados novos acessos em cirurgia minimamente invasiva somos um dos grupos pioneiros no Brasil na ampla utilização da minilaparoscopia, por acreditarmos ser o avanço mais lógico, mais seguro, no qual com algumas adaptações técnicas e de material o cirurgião experiente pode desempenhar sua arte, com resultados gerais equivalentes à cirurgia laparoscópica habitual e com resultados estéticos muito superiores.

Todas as cirurgias podem ser feitas por minilaparoscopia?

Hoje esta técnica pode ser empregada seguramente em pacientes selecionados, nas seguintes cirurgias:

  • Colecistectomia (cirurgia para “pedras na vesícula”principalmente);
  • Cirurgia para hérnia de hiato (cirurgia antirrefluxo);
  • Cirurgia para hérnias inguinais;
  • Laparoscopias diagnósticas, biópsias hepáticas e laparoscopias ginecológicas;
  • Cirurgias para suor excessivo (simpatectomias torácicas e lombares).

Como é a COLECISTECTOMIA POR MINI?

O procedimento é executado em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, exatamente como a colecistectomia laparoscópica já consagrada. Internamente os diferenciais são a necessidade de maior destreza e treinamento do cirurgião para se realizarem nós cirúrgicos, ao invés do uso de clips metálicos. A diferença técnica se deve ao fato de se trabalhar com 3 portais de 2mm ou 3 mm, ao invés de portais de 10mm e 5 mm., o que resulta em menores incisões que sequer necessitam de pontos cirúrgicos, resultando em uma cirurgia menos agressiva e esteticamente muito superior.

Como é a CIRURGIA DE HÉRNIA DE HIATO POR MINI?

Para casos selecionados, em ambiente hospitalar, sob anestesia geral, como na fundoplicatura laparoscópica já consagrada, realiza-se o fechamento do orifício herniário e a confecção de uma válvula antirrefluxo com o próprio fundo gástrico. No caso da cirurgia por mini substitui-se os portais de 10 e 5 mm por portais de 2 ou 3 mm e deslocando-se a óptica de 45 graus preferencialmente para a cicatriz umbilical, “esconde-se” a cicatriz do portal de 10 mm, obtendo-se uma cirurgia esteticamente bem superior.

Como é a CIRURGIA PARA HÉRNIA INGUINAL POR MINI?

Executada em candidatos a técnica TEP, sem uso de grampeadores, sob anestesia geral, em ambiente hospitalar o cirurgião subsitui os portais de acesso de 5 ou 10 mm (onde ficam as cicatrizes) por portais de 2 ou 3 mm, executando da mesma forma a correção da hérnia, inclusive com uso de telas (próteses) com a mesma segurança da cirurgia de TEP laparoscópica já consagrada. Alguns autores acreditam que inclusive em sítios cirúrgicos com espaço mais restrito como o espaço extraperitoneal o uso de instrumentais mais delicados e de menor calibre e com excelentes resultados estéticos.

Todos podem ser submetidos a cirurgias por minilaparoscopia?

Não. Atualmente pacientes com obesidade mórbida ou pacientes com fígados volumosos (esteatóticos) e pacientes com múltiplas cirurgias abdominais ou que não tenham preocupação com a estética representam casos de contraindicação relativa senão absoluta ao método.

Saiba mais

Blog

Minilaparoscopia e Laparoscopia: Qual a diferença?
17 fev

Minilaparoscopia e Laparoscopia: Qual a diferença?

Através da Laparoscopia, no lugar de grandes incisões, todo o procedimento cirúrgico é realizado por…

Continuar lendo
Conheça a Cirurgia Minimamente Invasiva!
24 jan

Conheça a Cirurgia Minimamente Invasiva!

Você já conhece a cirurgia minimamente invasiva? Não? Pois bem, essa é a minilaparoscopia, uma…

Continuar lendo

Entre em contato com meu atendimento especializado pelo telefone abaixo ou informe seus dados de contato que ligaremos para você para agendar sua consulta.

Dr. Daniellson Dimbarre


Agendar Consulta

Pré-agendamento Online

[wpforms id=”9481″]

Nossos parceiros