Bypass ou Cirurgia de Capella

Bypass ou Cirurgia de Capela

DR. Daniellson Dimbarre

Bypass ou Cirurgia de Capela

O que é cirurgia de bypass ou Capella?

Também conhecida como grampeamento gástrico, é uma técnica cirúrgica mista, que promove restrição da ingestão alimentar associada a mudança na absorção de nutrientes. Esta associação técnica revolucionou a cirurgia bariátrica, permitindo ótimos resultados em termos de perda de peso, com baixo risco de complicações.

Quais são as vantagens da cirurgia de bypass?

Corretamente chamada na literatura portuguesa de cirurgia de derivação gástrica, tem como principais vantagens: perda de peso em média em torno de 30% a 40 % do peso total; índices de reganho de peso em torno de 8% a 10 % a longo prazo; risco de complicações nutricionais aceitáveis; resultados comprovados por mais de 30 anos; baixo índice de complicações; tempo médio de internação de 48 horas para a técnica vídeolaparoscópica, que representa a via de acesso para quase todos os casos operados por nós; possibilidade de melhora de doenças graves como hipertensão, diabetes, dislipidemias (colesterol e triglicerídeos elevados), apnéia do sono, problemas osteoarticulares, desempenho físico, infertilidade, doença do refluxo, entre outras.

Quais as desvantagens da cirurgia de bypass?

Risco de complicações tardias como úlceras e hérnias internas que eventualmente podem levar a reoperações; risco de anemia e desnutrição que, normalmente, são controláveis com medicamentos, mas as vezes podem necessitar de suplementação parenteral (na veia); risco de reganho de peso, por complicações cirúrgicas, mas principalmente por abuso de doces, carboidratos e bebidas alcoólicas e risco de intolerâncias alimentares e dumping. 

O que é dumping?

Dumping é uma complicação que ocorre após algumas cirurgias gástricas, no caso, principalmente após o bypass em que o paciente pode apresentar um ou mais dos seguintes sintomas: taquicardia (coração acelerado), tonturas, sudorese, náuseas, dor abdominal tipo cólica, diarreia e sensação de desmaio eminente. Ocorre normalmente de 30 minutos até 2 horas após a ingestão de doces ou massas, embora possa ocorrer com outros alimentos.

Quais são os riscos desta cirurgia de bypass?

O grupo, um dos pioneiros do Paraná, com exercendo ativamente a cirurgia bariátrica desde 1998, apresenta um índice de reoperações e complicações graves comparáveis aos melhores centros de excelência mundial, com risco de reoperações de 5% e risco de óbito de 0,3%.

Eu já fiz algumas cirurgias abdominais, posso fazer esta cirurgia por vídeo?

Seu caso tem que ser julgado individualmente. Nossa equipe tem uma das maiores experiências brasileiras em casos complexos e de reoperações.

Eu voltei a ganhar peso depois de fazer uma cirurgia bariátrica, o que posso fazer?

Você precisa de uma abordagem individualizada. Normalmente o reganho de peso está associado a compulsões por carboidratos ou bebidas alcóolicas, ansiedade severa ou inatividade física. Raras vezes o reganho de peso pode estar associado a alguma complicação cirúrgica tal como câmara gástrica dilatada, problemas ou complicações com anéis, fístulas gastrogástricas entre outras, que as vezes necessitam de reoperações. Nosso grupo até mesmo pela longa experiência em ensino de vídeocirurgia no Brasil, vem se tornando referência nacional no tratamento de casos complexos. Hoje nosso grupo tem bastante experiência em tratamento endoscópico para reganho de peso.

Como funciona o tratamento endoscópico para reganho de peso?

Consiste na aplicação por endoscopia de um Laser, chamado argônio, na anastomose (nova comunicação realizada na cirurgia de bypass entre o pequeno estômago e o intestino delgado), realizada em sessões, sob sedação profunda. A aplicação do argônio promove uma cicatrização na região da anastomose, o que vai determinando um fechamento progressivo neste canal de comunicação dilatado pelo passar dos anos o que determina novamente uma sensação de plenitude pós-alimentar. Este tratamento associado a cuidados de dieta e atividade física pode promover um tratamento de resgate, como uma nova chance para uma perda de peso significativa e com risco bastante baixo, por se tratar de tratamento endoscópico, portanto, minimamente invasivo.

Saiba mais

Blog

5 prós e os contras da cirurgia bariátrica com a técnica Bypass
16 jun

5 prós e os contras da cirurgia bariátrica com a técnica Bypass

Este post tem como principal visão, entregar esclarecimentos e orientar pacientes que pensam em se…

Continuar lendo
Sleeve e Bypass: Qual a diferença?
22 maio

Sleeve e Bypass: Qual a diferença?

Ambas são altamente aplicadas nas cirurgias bariátricas. São duas técnicas que visam principalmente a redução…

Continuar lendo
Volte a dormir bem!
2 jul

Volte a dormir bem!

Olá, como vai você? Hoje venho falar um pouco sobre como é possível voltar a…

Continuar lendo
Autoestima é Qualidade de vida!
2 jul

Autoestima é Qualidade de vida!

Hoje venho falar um pouco sobre o prazer em viver com qualidade de vida e…

Continuar lendo
Bypass, ou Capela: Entenda o procedimento
16 jun

Bypass, ou Capela: Entenda o procedimento

Hoje venho te fazer uma pergunta. Vejo que você tem se interessado sobre os métodos…

Continuar lendo
Quais as vantagens do Bypass Gástrico?
5 abr

Quais as vantagens do Bypass Gástrico?

O bypass gástrico é a técnica de cirurgia bariátrica mais utilizada no Brasil. Contudo, quais…

Continuar lendo

  • 1
  • 2

Entre em contato com meu atendimento especializado pelo telefone abaixo ou informe seus dados de contato que ligaremos para você para agendar sua consulta.

Dr. Daniellson Dimbarre


Agendar Consulta

Pré-agendamento Online

[wpforms id=”9481″]

Nossos parceiros